Acesso à informação

blog-diplomacia-publica-fundo-escuro

Acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, além de permitir o uso destes por todas as parcelas da população.

Estamos falando de veículos públicos com acesso a deficientes, televisões com legenda para pessoas com problemas auditivos, entre outros. Na Internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos sítios, independente de possuírem alguma deficiência ou não.

Essas recomendações passam pelo tamanho e cor da fonte, localização dos espaços clicáveis, facilidade de disponibilização de conteúdo e outras sugestões relativas até aos códigos das páginas (HTML e CSS, entre outros).

A acessibilidade na Internet engloba os fatores abaixo:

  • Sítios e Aplicações: desenvolvidos de forma que as pessoas possam perceber, compreender, navegar e interagir.
  • Navegadores, tocadores de mídias e ferramentas: devem possuir meios de comunicação com tecnologias especialmente designadas e criadas para pessoas com deficiência, permitindo assim o acesso a Internet.
  • Ferramentas de autoria e outras tecnologias: blogs, twitter, mensagens instantâneas e outros produtos utilizados para produção de conteúdo na Internet.

O Portal CSNU foi desenvolvido de forma oferecer seu conteúdo a todas as pessoas com deficiências. No menu superior existem botões para aumentar e diminuir as fontes, e também para mudar o tom das cores, realçando o conteúdo em detrimento do fundo da tela. Com isso, as pessoas podem ler com mais facilidade e utilizar todo o sítio.

Leis e decretos sobre acessibilidade:

Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004

Dicas, links e recursos úteis:

Acessibilidade Legal

Acesso Digital

Leitores de tela e tecnologias assistivas gratuitos

Projeto DOSVOX

Projeto MOTRIX

Outros modelos (links)

Teclas práticas

Atalhos


Acesso à informação

logo-gov-brasil